COMO PARTICIPAR [cadastramento de colaboradores]
1. Podem participar como autores deste blog todos os alunos matriculados na disciplina “Benjamin, Brecht e antropologia” durante o semestre em curso. Findo o semestre, os colaboradores ativos serão descadastrados do blog, todavia permanecendo publicadas todas as colaborações já feitas por eles, quando a disciplina não estiver sendo oferecida, e arquivadas, quando ela estiver sendo oferecida a novos alunos.
2. Para ser cadastrado como colaborador do blog, você deve enviar uma mensagem para o endereço benjaminbrechtantropologia@gmail.com, indicando NOME COMPLETO, TURNO no qual está matriculado e NOME DO GRUPO de que faz parte. Em breve você receberá de volta um convite para colaborar com o blog, contendo os procedimentos para o cadastramento.
3. Tendo recebido o convite em seu email, clique no link exibido ali e siga os passos indicados. Caso você já possua uma “conta google” [orkut, blogger, gmail, youtube...], basta preencher os campos com o email e a senha referentes a esta conta; caso contrário, será necessária a sua criação, informando o email e a senha desejados (não é necessário que seja um email google). O email e a senha cadastrados nesta conta serão a sua chave de acesso ao blog; por isso, cuide de guardá-los.
MODOS DE USAR [como colaborar]
4. Uma vez cadastrado você terá acesso ao PAINEL do blog, por meio do qual poderá definir o PERFIL do colaborador [sua identificação pessoal; é desejável indicar também, no campo relativo à ASSINATURA das postagens, o nome do grupo ao qual você pertence], bem como poderá a partir daí CRIAR e EDITAR suas próprias postagens;
5. Para criar uma nova postagem, clique no botão NOVA POSTAGEM, que dará acesso ao formulário para preenchimento do post, onde você perceberá três campos: TÍTULO, TEXTO e MARCADORES. Sendo o primeiro de livre escolha do grupo, chamamos a atenção para o preenchimento dos dois últimos, especialmente:
5.1. No campo TEXTO você deve inserir, a princípio, o conteúdo dos relatórios preparados pelo grupo para cada TS, conforme modelo aqui disponível: benjamin, brecht e antropologia: modelo texto/postagem TS. Não há a necessidade de todos os membros do grupo postarem um relatório para cada TS, bastando apenas um por grupo, e assim você poderá “rodiziar” o compromisso da postagem entre os colegas. Aqui você deve identificar, além da descrição da cena e reflexões sobre esta, a referência completa do[s] texto[s] apresentados no TS, bem como o nome dos participantes da atividade naquele dia e a ordem de apresentação do grupo. Neste mesmo campo, acima, você perceberá uma barra de ferramentas, tal como aquelas encontradas em conhecidos editores de texto, para a edição do conteúdo da postagem havendo, entre outras coisas, recursos de foto e vídeo, que poderão ser usados livremente, conforme a necessidade e criatividade de cada um [é possível também incorporar vídeos do youtube, por exemplo: basta você copiar aquele código que aparece no campo INCORPORAR, do lado direito da barra de vídeo, e colar no post]. Ou seja, além do relato escrito da atividade realizada em sala, requisito obrigatório para a avaliação, você poderá incorporar nas suas postagens, por exemplo, fotos ou vídeos feitos da apresentação dos grupos, ou mesmo imagens outras relacionadas com seu conteúdo [algo desejável quando falamos da busca de modos de se pensar com o corpo, de uma antropologia dos gestos, mas não necessário]. Publicado seu post-relatório, você também deve enviar uma cópia deste, em formato .doc, para o email coletivo da disciplina, benjaminwalter@ymail.com, indicando no assunto da mensagem NOME DO GRUPO, TS, TURNO. Vale lembrar que o prazo para a postagem do relatório é de uma semana a partir da realização da apresentação em sala de aula, impreterivelmente; postagens feitas fora do prazo serão desconsideradas para fins de avaliação;
5.2. No campo MARCADORES é muito importante identificar cada postagem segundo o grupo de TS [desejável indicar um nome para este], o turno e o TS referente, quando for o caso. Uma padronização destes marcadores é importante para a organização e identificação dos fragmentos publicados, tanto para facilitar a navegabilidade do visitante do blog quanto para fins de avaliação, e assim sugerimos que sejam escritos em letras minúsculas, lembrando de separar com vírgulas (ex.: ts1, grupo blindness, vespertino), conforme exemplificados nos marcadores já indicados modelo para as postagens. As postagens que não estiverem corretamente identificadas serão desconsideradas no momento da avaliação final;
6. Apesar dos fragmentos postados estarem inicialmente vinculados ao experimento de teatro/seminário, pois obrigatoriedade para a avaliação dos TS’s, você poderá postar também FRAGMENTOS OUTROS que não estejam necessariamente relacionados às apresentações feitas em sala de aula, mas que, todavia, possam contribuir para o desenvolvimento dela e da discussão em torno da idéia de uma antropologia dos gestos, de modo geral. Indicamos a seguir alguns desses possíveis usos, sem esgotar aqui as suas possibilidades, ficando cada colaborar livre para surpreender a todos:
6.1. Como nota de campo: para registrar as observações de campo com vistas à preparação do trabalho final, a CENA DE RUA NA CIDADE DE SÃO PAULO, que discutiremos com mais vagar ao longo do semestre;
6.2. Como apontamento de leitura: para registrar observações, de modo não exaustivo preferencialmente, dos textos propostos como leitura para as aulas e para os TS’s (p. ex., pontuando uma discussão/temática que atravessa os textos lidos ou apresentações realizadas, mas que porventura tenham restado esquecidas pela discussão coletiva, ou mesmo reforçando certos aspectos e destacando detalhes);
6.3. Como painel informativo: para divulgar eventos que possam estar relacionados com a discussão proposta pela disciplina (p. ex. a montagem de uma peça de Brecht, ou uma palestra relacionada com a temática do curso);
6.4. Como resenha de evento performático: eventualmente, tendo assistido ou participado de alguma apresentação performática (teatro, música, dança, etc) que ache interessante para a discussão proposta pela disciplina, ou mesmo tendo observado o gesto de um ator social que lhe chamou a atenção, você poderá preparar uma resenha/relato deste evento, de modo a compartilhar sua experiência de observador/espectador/partícipe com os colegas “em” curso e demais leitores do blog;
7. Por fim, recomendamos que os comentários aos posts de outrem publicados no blog, mais do que feitos em novas postagens, sejam feitos pelo uso da ferramenta de comentários que se encontra ao final de cada postagem. Cada autor tem a opção de desabilitar a ferramenta, se desejar.
8. Dúvidas, sugestões e críticas devem ser encaminhadas para o email do administrador: benjaminbrechtantropologia@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário