22.4.12

19.04.2012 - Grupo 06, TS 3, (texto Goffman) - A vidência enquanto máscara


A vidência enquanto máscara
A esquete apresentada gira em torno da ida de uma moça a uma cartomante para saber a respeito do seu futuro. Para a moça tudo é muito novo e dúbio, ao passo que a cigana vidente demonstra ser a figura mais segura e confiante dos mortais, por meio de suas aptidões espirituais. Através de vários recursos cênicos quisemos fetichizar um pouco o que é a aura de mistério que envolve uma pessoa que trabalha com poderes sobrenaturais.Fazendo uma análise da esquete embasada em Goffman, a figura da cartomante corresponde a um papel e, em sua atuação, ela solicita aos seus observadores, os seus clientes, que levem a sério esse papel que ela representa (p. 25).
A dúvida da moça que fora à cartomante pela primeira vez e, que não sabia se tudo aquilo que ela ouvira da cigana era realmente verdade, sobre o seu futuro, advém de uma postura de quem é sociólogo, segundo o que diz Goffman, pois o sociólogo analisa, põe dúvidas sobre o que é apresentado como realidade social (p. 25).
Goffman vai expor também que o convencimento não parte só do ator (a cartomante), mas é como se o próprio público (os clientes da cartomante) tivessem o desejo de serem iludidos (p. 26).
Quando a Madame Carlota Valdez encarna uma máscara, é como se este fosse o verdadeiro eu dela, já que ser a cigana famosa é o que ela mais almeja ser (p. 27).
De outro modo, poderíamos dizer que a Madame faz uma representação (toda atividade de um indivíduo que se passa em um dado período em que a presença deste ator, diante de um público, provocaria alguma influência sobre estes outros. Esse desempenho da Madame diante dos outros pode ser chamado de fachada, pelo fato de que ela define uma situação para aqueles que observam a representação dela (p. 29).
Com relação ao cenário, este faz parte do equipamento expressivo do ator, de sua fachada pessoal (p. 31), portanto, o cenário também contribui para com a atmosfera de mistério e espiritualidade em torno da cartomante.
Ao criarmos essa atmosfera de misticismo no ambiente, o que nós reproduzimos nesta peça tenta respeitar a cultura diversa, a cultura dos ciganos. Entretanto, foi institucionalizada uma fachada social referente a este grupo, provocando expectativas estereotipadas abstratas em nosso pensamento, no momento de elaboração da esquete (p. 34).
A cigana dramatiza o próprio trabalho, de modo que nos passam despercebidos os custos que ela tem para sustentar sua fachada (p. 38). Ela também cria um perfil ideal de cigana que vai além do que realmente os ciganos são (p. 51).
A dubiedade que a cliente nova da cartomante apresenta ao final da consulta mostra que os atores, segundo Goffman, tem uma ampla capacidade e motivos para falsear os fatos, por isso que os espectadores teriam que suspeitar , desconfiar dos atores realmente, ainda mais nós que somos sociólogos, como já foi dito no início do texto (p. 60).
Existe um conto de Machado de Assis que se chama “O Espelho”. Nele, se dialoga com essa fachada social que o ator encarna quando nos remete à ideia de que teríamos duas almas (p. 116-117), isto é, a primeira, aparecendo como a essência da pessoa que está representando, ou seja, em outras palavras, a primeira alma seria o eu verdadeiro. E a segunda alma seria essa máscara social produzida para e diante do grupo. Com relação à figura do alferes, o ser Alferes era uma máscara (p. 119-120 e 123) e não a pessoa Joãozinho, que compunha muito mais coisas além dessa faceta Alferes.

Referências Bibliográficas


Assis, Machado de. “O Espelho”. In: Contos. Seleção, introdução, notas e questionários de Francisco Achcar. (Cered, 1993).
Goffman, Erving. “Representações” (“Performances”) (cap. 1). In: A representação do eu na vida cotidiana (RJ: Vozes, 1985).  

Ordem de apresentação: 1º grupo
TS 3 - Grupo 06:
Adriana Mendes Diogo
Cláudia Carolina Fuga dos Reis
Mariana de Oliveira Gomes
Shoko Mori
Talita Bertolini
Participação de Raoni

Nenhum comentário: