11.6.12

TS 14/05 - Grupo 2 - Benjamin, Walter. "Sobre o conceito de história"

 
Postagem de Antropologia da Performance – Noturno

Prof. John Cowart Dawsey
Grupo 2:
Gabriela Dias
Frederico Bertani
Thaís Rossi
Stella Theodoro
Inga Sunremmuk
Fabio Zuker
Caio Buni
Jorge Gonçalves

Para a montagem do TS da última aula, baseado no texto "Sobre o conceito de história" de Walter Benjamin, partirmos da idéia de representar a questão central do texto: a comparação dos conceitos de história e materialismo histórico.
Para esta representação, escolhemos um tema em ampla discussão na USP atualmente, ligamos a figura de um representante institucional fictício, vestido com uma roupa estilo militar e segurando um guarda-chuvas vermelho com a logomarca de um grande banco, aberto sobre sua cabeça. Este personagem faz um discurso público reproduzindo o conteúdo do USP Destaque n. 56, onde foram tratados assuntos polêmicos que fundamentaram muitas críticas a gestão atual da reitoria, como a inscrição equivocada da placa da obra do momumento em homenagem as vítimas do regime militar, os processos contra alunos que ocuparam a antiga sede do COSEAS, a presença da PM no campus, as estruturas de poder dentro da universidade, entre outros.
Ao mesmo tempo, outro personagem fictício, um estudante, caraterizado com uma camiseta amarrada a cabeça para esconder seu rosto, protesta inscrevendo palavras de ordem e frases de protesto na lousa, simulando pichações, por trás do personagem que discursa. O protesto começa com a colagem de um cartaz escrito "Fora Rodas!" e continua com a escrita de frases extraídas de cartazes espalhados pelo prédio das Ciências Sociais e Filosofia e também de seus banheiros.
Ao final de três minutos de leitura, o personagem do estudante sai de cena e o outro apaga parcialmente o que foi escrito, rasga o cartaz "Fora Rodas!", cola seu discurso e outro cartaz, escrito "Viva Rodas!" e também sai de cena.
Fim da apresentação.
A proposta foi representar a contrução progressista da história, tratada por Benjamin, pelo discurso e ação do personagem que fala rapidamente, apaga as inscrições contrárias aos seu discurso e forja um apoio público a si, na colagem do cartaz "Viva Rodas!"; com o intuito de selecionar os fatos que corroboram com sua intenção política, filtrando a história que está se ontruindo. Enquanto o outro, personificaria, por um lado, a maneira do materialismo histórico de se relacionar com o passado, ao incluir frases relacionando a situação proposta a um evento passado, supostamente semelhante, a ditadura militar; e por outro, o que é marginalizado no discurso histórico, por não colaborar com o progresso pertinente a esta construção ideológica.
No debate que ocorreu após a apresentação, a maioria dos comentários feitos sobre esta apresentação questionaram e problematizaram a presença do guarda-chuvas na cena. Uma das falas relacionou a segurança que o objeto representa a uma proteção contra a desordem e possíveis ataques, que se aproximaria da "resistência" presente na estrutura da história.
Também foi comentada a velocidade da fala do personagem que representa a instituição. A leitura rápida foi comparada a um rolo compressor. Em seguida, foi entendida como uma comunicação para as massas, eficiente paraas telecomunicações, mas que não permite interrupções e, portanto, questionamentos.

Nenhum comentário: