22.5.12

Grupo Catastrofe - Geertz

"Afirmação política: espetáculo e cerimônia", de Clifford Geertz. 

Grupo Catastrofe:
Andressa Ferreira
André Bof
Cleide Batista
Domênica Tezzei
Harth

Os três integrantes do grupo começam a cena encapuzados e cantando “Festa” da Ivete Sangalo. Os dois primeiros carregam um livro no qual se encontra uma boneca de papel, que o terceiro integrante mantém de pé, fazendo-a dançar conforme a música. Depois de darem três voltas pela mesa, a cantoria cessa e eles se ajoelham. A boneca, ainda em cima do livro, é colocada no chão. Um dos sacerdotes retira um isqueiro e ameaça colocar fogo na boneca, sendo interrompido por outro, que o alerta, apenas com gestos, para que o recipiente seja trocado. O terceiro sacerdote troca o livro por uma forma de alumínio e então é colocado fogo na boneca. Os três assistem a boneca queimando em silêncio. Quando a cremação acaba, os três levantam e fazem os passos de “Macarena”, finalizando a cena.
A cena realizada pelo grupo foi uma interpretação do funeral balinês descrito por Helms no livro “Negara- O Estado Teatro no Século XIX”, de Clifford Geertz. A música alegre buscou demonstrar a festividade e alegria dos presentes, mesmo se tratando de um rito fúnebre. Na verdade é também uma inversão do ritual original, onde no centro, perto do morto, é mais silencioso, e nas margens é mais barulhento. No ritual original o rei é cremado e três de suas concubinas pulam no fogo, acreditando que assim seriam suas preferidas no além-morte, e por isso a boneca foi queimada, simbolizando todos os que morreram no ritual.
Acreditamos que o importante era ressaltar como o ritual é uma forma de reafirmar os status, pois sendo a morte a mais democrática das instituições, por atingir a todos, independentemente de classe ou gênero, é necessário que se faça uma reafirmação dos papéis sociais. A cremação do rei é repleta de símbolos, assim como é a sociedade balinesa como um todo, e durante seu ritual ocorre a reafirmação de tudo que o rei foi em vida, permitindo, também, uma passagem de seu poder para seu sucessor. Quando trocamos o recipiente no qual a boneca queimaria, quisemos mostrar que existe um caixão próprio para cada status, ou seja, existe uma forma certa e um lugar certo para que haja a cremação em si. Está presente no texto “Afirmação Política” esta idéia de que o ritual afirma o papel do Estado e do rei, indicando o rank social de todos os presentes nele, ou seja, da sociedade como um todo.

Nenhum comentário: