21.5.12

uma Real angústia Lúdica

Dia 14/05 grupo 4- Noturno

Alexandre Massato Nakamura
Diego Corrêa de Araújo
Guilherme Leon Oliveira
Maria Angélica Contreras
Milena Correia Cafruni (vespertino)
Renan Cardoso Torres e
Valéria Ap. Nalin (Kamunjin Tanguele)


Na última semana, trabalhamos com o texto "Sobre o conceito de história", de Walter Benjamin. Uma importante imagem colocada por Benjamin no texto é a marcha inexorável do progresso no interior de um tempo vazio e homogêneo. Tal imagem aparece na cena como o caminhar do que porta um livro e é o único com acesso à palavra (seja escrita ou falada). Assegurado por aqueles que lhe abrem o caminho, tal portador caminha circularmente num tempo que deve ser tempo vazio e homogêneo. 

Benjamin escreve num outro trecho: " A história é objeto de uma construção cujo lugar não é o tempo homogêneo e vazio, mas um tempo saturado de 'agoras´ ". A própria crítica da ideia da marcha do progresso num tempo vazio é a ideia de que a história está em disputa.  Ao caminhar através dos obstáculos (caminhar sobre as cadeiras) e tentar interpor obstáculos à marcha do progresso, a crítica a ao progresso é realizada.
O grupo discutiu inicialmente a ideia de representar alguns sustos. Tais sustos se repetiriam e surgiu a ideia de que isso acontecesse visualmente dentro de um corredor. Logo esse corredor se tornou um caminho a ser aberto por entre as cadeiras da classe. Ao abrir caminho por cadeiras podia se aproveitar melhor o espaço da sala e também remeter a ideia de uma história sendo feito. Oposto a tal caminho e o progresso que nele marcha surgem os revoltados que tem de tomar outros caminhos para colocar em disputa. No grupo, a ideia de andar sobre as cadeiras aparece muito ligada ao aspecto lúdico de fazê-lo. Está em jogo todo um complexo de sensações, de sentir o seu corpo de forma diferente. 
Embora no planejamento final tenha se esquecido a ideia dos sustos, foi impressionante notar como o andar nas cadeiras, a luta contra o progresso,  a queda inesperada, dentre outros gestos, despertaram justamente esse sentimento de angústia. 

Nenhum comentário: