Integrantes
do grupo
Elaine Monteiro
Marília Persoli
Maíra Andrade
Texto
de Referência:
Referência:
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: BENJAMIN, Walter.
Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense,
1985, p 222- 232.
Cena
Os
integrantes do grupo saem da sala. Após uns segundos eles voltam um por vez, vão
a frente da sala e ficam espalhados. Cada um tem um comportamento específico:
Elaine fica fazendo movimentos de balé por um momento, depois vai ate a porta
da sala e prende uma perna para fora da sala. Felipe faz alguns desenhos na
lousa, logo em seguida ele senta e começa a desenhar. Marília desloca uma
cadeira pela sala, sempre a alojando em algum lugar e depois voltando a
carregá-la. Maíra fica sentada olhando para certos objetos, ela aparenta estar
chateada. Os integrantes do grupo ficam repetindo os movimentos por uns dois
minutos, depois todos saem na ordem que entraram.
Reflexão
Decidimos trabalhar apenas com uma
característica do texto “Sobre o conceito de história”, pois achamos o texto
altamente complexo e pensamos que um teatro-seminário sobre todos os aspectos
do texto seria muito confuso. Assim,
lendo trechos como:
“Articular historicamente o passado não
significa conhece-lo ‘como ele de fato foi’. Significa apropriar-se de uma
reminiscência, tal com ela lampeja no momento de um perigo”.
“Certamente, os adivinhos que
interrogavam o tempo para saber o que ele ocultava em seu seio não o
experimentavam nem como vazio nem como homogêneo. Quem tem em mente esse fato,
poderá talvez ter uma ideia de como o tempo passado é vivido na rememoração:
nem como vazio nem como homogêneo”
“O passado traz consigo um índice misterioso,
que o impele a redenção. Pois não somos tocados por sopro do ar que foi
respirado antes? Não existem, nas vozes que escutamos, ecos de vozes que
emudeceram? Não têm as mulheres que cortejamos irmãs que elas não chegaram a
conhecer?”
A ideia da apresentação
era trazer a tona memórias e reminiscências individuais como um canal de
representação do passado. Para tanto, tentamos trazer as formas corporais e os
movimentos que marcaram uma experiência pessoal de cada membro do grupo. Como
no texto de Walter Benjamin, o distintivo foi trazer uma memória verdadeira de
cada um para que a performance não fosse “vazia” e “homogênea”, mas fosse
carregada de significados pessoais. Por isso cada um do grupo contribui com uma
memoria pessoal: a memória da Elaine remete a dois fatos, um
movimento da aula de ballet de quando ela era criança; e quando ela ficou com a
perna presa na porta de um ônibus, para o lado de fora. Felipe trouxe a imagem
de um desenho que o impressionou quando criança. Marília tentou trazer de volta
uma de suas primeiras memórias, uma criança carregando uma cadeira do seu
tamanho de um lado para o outro. E a memória da Maíra remete a uma troca de
presentes em um amigo secreto na escola, quando ela tinha uns 4 anos. Ela ganhou "soldadinhos" de
brinquedo, que na verdade eram para outra criança. Por um momento ela ficou
confusa e brava por ter ficado com um presente de "menino"; depois
alguém trocou os presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário