30.5.12

Memória e Narrativa

Integrantes do grupo
Elaine Monteiro
Felipe Salvador
Marília Persoli
Maíra Andrade

Texto de Referência:
            Referência: BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985, p 222- 232.
Cena
 Os integrantes do grupo saem da sala. Após uns segundos eles voltam um por vez, vão a frente da sala e ficam espalhados. Cada um tem um comportamento específico: Elaine fica fazendo movimentos de balé por um momento, depois vai ate a porta da sala e prende uma perna para fora da sala. Felipe faz alguns desenhos na lousa, logo em seguida ele senta e começa a desenhar. Marília desloca uma cadeira pela sala, sempre a alojando em algum lugar e depois voltando a carregá-la. Maíra fica sentada olhando para certos objetos, ela aparenta estar chateada. Os integrantes do grupo ficam repetindo os movimentos por uns dois minutos, depois todos saem na ordem que entraram.
Reflexão
Decidimos trabalhar apenas com uma característica do texto “Sobre o conceito de história”, pois achamos o texto altamente complexo e pensamos que um teatro-seminário sobre todos os aspectos do texto seria muito confuso.  Assim, lendo trechos como:
“Articular historicamente o passado não significa conhece-lo ‘como ele de fato foi’. Significa apropriar-se de uma reminiscência, tal com ela lampeja no momento de um perigo”.
“Certamente, os adivinhos que interrogavam o tempo para saber o que ele ocultava em seu seio não o experimentavam nem como vazio nem como homogêneo. Quem tem em mente esse fato, poderá talvez ter uma ideia de como o tempo passado é vivido na rememoração: nem como vazio nem como homogêneo”
“O passado traz consigo um índice misterioso, que o impele a redenção. Pois não somos tocados por sopro do ar que foi respirado antes? Não existem, nas vozes que escutamos, ecos de vozes que emudeceram? Não têm as mulheres que cortejamos irmãs que elas não chegaram a conhecer?”
A ideia da apresentação era trazer a tona memórias e reminiscências individuais como um canal de representação do passado. Para tanto, tentamos trazer as formas corporais e os movimentos que marcaram uma experiência pessoal de cada membro do grupo. Como no texto de Walter Benjamin, o distintivo foi trazer uma memória verdadeira de cada um para que a performance não fosse “vazia” e “homogênea”, mas fosse carregada de significados pessoais. Por isso cada um do grupo contribui com uma memoria pessoal: a memória da Elaine remete a dois fatos, um movimento da aula de ballet de quando ela era criança; e quando ela ficou com a perna presa na porta de um ônibus, para o lado de fora. Felipe trouxe a imagem de um desenho que o impressionou quando criança. Marília tentou trazer de volta uma de suas primeiras memórias, uma criança carregando uma cadeira do seu tamanho de um lado para o outro. E a memória da Maíra remete a uma troca de presentes em um amigo secreto na escola, quando ela tinha uns 4 anos.  Ela ganhou "soldadinhos" de brinquedo, que na verdade eram para outra criança. Por um momento ela ficou confusa e brava por ter ficado com um presente de "menino"; depois alguém trocou os presentes.

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