14.5.12

TS1

GRuPo QUatro - Noturno

Texto de Referência: MAUSS, Marcel. "As técnicas do corpo" e "Uma categoria do
espírito humano: a noção de pessoa, a de 'eu'". In: Sociologia e antropologia.
São Paulo: CosacNaify, 2003.

Integrantes do Grupo: 
Milena Correia Cafruni
Renan Cardoso Torres
María Angélica Contreras
Diego Corrêa
Valéria Ap, Nalin - Kamunjin Tanguele
Guilherme Leon Oliveira
Eduardo Gutierrez
Piterson Rocha


Pensamos numa performance em que corpos interagissem com outros corpos e representassem ou sugerissem as formas de relação, aprendizado e comunicação implícitas no texto. Na página 421,  Marcel Mauss diz em relação a educação dos corpos: " é, antes de tudo, um mecanismo de retardamento, de inibição de movimentos desordenados; esse retardamento permite, a seguir uma resposta coordenada de movimentos coordenados". Elaboramos uma espécie de dança, ou melhor dizendo, uma comunicação não verbal entre 'corpos desordenados' e 'corpos coordenados'. A idéia de que um corpo ( o coordenador) contesse os movimentos desordenados do corpo desordenado e sugerisse movimentos específicos. Ao mesmo tempo em que nenhum corpo estaria defino como coordenador até o final da performance, posto que todos os corpos, e todos nós, são tão coordenados quanto coordenadores. As formas de interação e sugestão de movimento podem se dar de várias formas, algumas como imposições autoritárias, outras como discretas sugestões. A repetição através do olhar, a transformação de gestos apreendidos em outros gestos.
Estabelecemos uma espécie de jogo de improviso: os membros do grupo se posicionaram formando um círculo, espaço onde ocorreria as performances. Definimos o primeiro a entrar, com dificuldade em caminhar e com o corpo pesado e caido. Alguém entraria e educaria seu corpo, ajeitando sua postura e o ensinando a andar. A partir de então todas as entradas e saídas e relações forma improvisos que pensavam sempre nas relações descritas acima. Coisas interessantíssimas surgiram. Movimentos repetitivos e mecanizados; movimentos livres e repentinos; brincadeiras com o toque, que criaram palmas e depois brigas, causando conforto e desconforto em outros corpos; um corpo que caiu no chão e precisou ser carregado... e várias outras espécies de movimento e relações. 
A reação dos que estavam presentes em aula e assistiram a performance também foi muito interessante. Assistindo puderam criar os mais diversos significados a associações aos movimentos que nós sugerimos. A relação de corpos que se coordenam ficou esclarecida de forma geral, mas cada espécie de ação particular pôde ser interpretada como tipos de situações mais diversas, muitas das quais não havíamos nem pensado.

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