24.5.12

Em Negara, o autor descreve a cerimonia fúnebre de um Rajah em um Estado vizinho à Bali que se dá a partir de um evento gigantesco e muito elaborado. O desenrolar do evento torna evidente a importância atribuída a questões relacionadas a vida e a morte no seu sistema de valores e crenças.
Assim como Geertz encontra em Bali seres humanos, inseridos em uma determinada cultura, representando o cosmos dela, a partir de dimensões teatrais nas quais recriam esse cosmos e mostram sua concepção de mundo, tentamos, em nosso seminário, apresentar a novela como uma ação simbólica presente em nossa própria cultura.
Na cena representada, um casal assiste a um capítulo da novela que acompanham diariamente. Por intermédio da televisão, veem o cotidiano de um casal que cumpre normalmente as funções sociais verificadas em nossa sociedade. Representam como concebemos o casamento, a relação entre empregado e patrão, entre amigos e, até mesmo, a traição, que traz um contraexemplo da conduta esperada nessa sociedade.
Geertz propõe uma apreensão dialética das partes que estão incluídas no todo e, do todo, que motiva as partes, de modo a tornar visíveis, simultaneamente, as partes e o todo de uma cultura específica. Acreditamos que mostrar um casal que assiste a uma representação sobre o que poderia ser seu próprio cotidiano é uma forma de tornar evidente como alguns de nossos próprios hábitos podem ser compreendidos como ações simbólicas.

Nenhum comentário: